A BUME é uma empresa especializada na fabricação, aulas, demonstrações, workshops, brindes e palestras com bumerangue.
Seu fundador, Ricardo Bruni Marx, praticante do esporte desde 1991, é um dos brasileiros com maior número de títulos no exterior, com os seguintes resultados em destaque:
- Campeão americano de Distância em 2004 em Ohio – USA (primeiro brasileiro membro dos 100m club);
- Campeão brasileiro de precisão em 2005;
- Campeão brasileiro indoor de precisão em 2007 (recorde brasileiro – 88 pontos);
- Campeão de Máximo Tempo no Ar no campeonato Free Throwers – USA em 2008;
- Capitão do primeiro time brasileiro a participar de um mundial em 2008 e em 2010 (Roma);
- Campeão brasileiro de Pegadas Consecutivas 2010 – (recorde brasileiro 205 pegadas);
- Campeão brasileiro de Máximo Tempo no Ar em 2014 – (atual recorde brasileiro 2min07s37).
Outros trabalhos
Ricardo participou de diversas matérias para TV. Programas de esporte, curiosidades e notícias, como Otaviano Costa, Globo Esporte, Esporte Espetacular, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Vanguarda Esportiva Globo SJC, Almanaque, Noite Afora, Multishow, Ione Borges entre outros. Também marcou presença em artigos de Revistas e Jornais como Veja, Trip, Super Interessante, Revista da Web, Vejinha, , Estado de São Paulo, Folha, Jornal da Tarde, O Globo e até mesmo, revistas internacionais como “Many Happy Returns” entre outras.
Além de participação na mídia, atuou como treinador particular de Sandy, da dupla Sandy e Junior, no filme Acquária.
Como resultado de seu destaque na mídia, desenvolveu um bumerangue especial para a Kellogg’s, que inseriu cinco milhões de bumerangues em caixas de cereais. Como prova do sucesso do produto, a Kellogg’s repetiu a campanha em outros cinco países.
Ministrou workshops e palestras para empresas como Magazine Luiza, Kellogg’s, SESC, Blue Tree Towers, Grande Hotel, (Campos de Jordão, Águas de São Pedro e Araxá), Faculdade Anhembi Morumbi, Domingo de Lazer, (Anhembi), Varilux, Universidade Mackenzie, Bayer, Janssen Cilag, dentre outras.
Foi responsável pela vinda ao Brasil de Gregg Snouffer e Mark Legg, (dois dos melhores jogadores do mundo), em janeiro de 2005 para o Primeiro Campo de Treino. O evento inédito, teve a finalidade de passar dicas de treinamento, modalidades e tudo o que os atletas precisam saber para atuar nos campeonatos, tanto como participantes como árbitros. Foram aproximadamente 40 participantes durante três dias.
Foi um dos fundadores da ABB, (Associação Brasileira de Bumerangue), em 2005. Durante o primeiro mandato, ocupou o cargo de diretor técnico. Escreveu as regras oficiais brasileiras de acordo com os padrões internacionais e organizou os campeonatos brasileiros de 2005, 2006 e 2007. Em 2007, assumiu a presidência da associação e foi reeleito em 2008 para o quadriênio de 2009 - 2012.
Responsável pelo Campeonato Mundial de Bumerangue que aconteceu no Brasil em 2012 e membro da diretoria da IFBA (International Federation of Boomerang Associations), a “FIFA” do bumerangue.